sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Curso de Capacitação em Vigilância da População Exposta a Agrotóxicos

Nos dias 22 e 23 de Setembro de 2014, o CEREST Centro Sul promoveu em Três Rios, o Curso de Capacitação em Vigilância da População Exposta a Agrotóxicos. O objetivo do curso é qualificar profissionais que atuam direta ou indiretamente com a temática agrotóxico (especialmente os profissionais da saúde), para que possam realizar ações (intra e interssetoriais) de controle dos determinantes, dos riscos e dos danos à saúde provocados pela exposição aos agrotóxicos.

 Os agrotóxicos constituem um perigo para a saúde humana. Além dos malefícios causados pelos resíduos que ficam nos alimentos, os agrotóxicos provocam danos à saúde de quem tem contato direto com o produto/materiais contaminados durante a sua fabricação, armazenamento, comercialização, transporte, preparo, aplicação, descarte e descontaminação de vestimentas e equipamentos e/ou de quem tem contato indireto por circular/trabalhar em áreas próximas ou recém-tratadas. Logo, os problemas de saúde decorrentes desses produtos não se restringem ao trabalhador rural, atingindo também a população em geral.

As ações que visam à redução dos riscos e agravos à saúde da população exposta ao agrotóxico são de caráter complexo por envolverem ações intra e interinstitucional. Assim, destaca-se a necessidade de capacitar os diversos tipos de profissionais envolvidos na temática agrotóxicos, com ênfase aos trabalhadores da Rede de Atenção à Saúde, para que, de forma conjunta e articulada, sejam estabelecidas medidas de promoção, proteção e recuperação da saúde e de controle do uso de agrotóxicos, construindo assim, efetivamente, um sistema de vigilância integrado.

O evento contou com a presença de representantes de vários municípios da região, do secretário de saúde de Três Rios, Sr. Luiz Alberto Barbosa e com os representantes da Fiocruz Lise Barros e Mitze Barros e da Secretaria Estadual de Saúde, Dr. Pedro Coscarelli, que ministraram o curso.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário